Star Wars Episódio IV- Uma Nova Esperança

Star Wars Episódio IV- Uma Nova Esperança lançado em 1977, na época com o titulo de Star Wars, no Brasil Guerra nas Estrelas, é dirigido por George Lucas.

 Conta a história de Luke Skywalker (Mark Hamill), um fazendeiro que descobre ser filho de um guerreiro lendário, assim ele deve se juntar ao Mestre Jedi Ben Kenobi (Sir. Alec Guinness) e o contrabandista Han Solo (Harrison Ford), para salvar a Princesa Leia (Carrie Fisher) das garras do temível Darth Vader (com a voz de James Earl Jones) que tem uma arma com o poder de destruir um planeta.

Uma Nova Esperança pode ser considerado o pai do cinema blockbuster (o famoso arrasa quarteirão), junto com Tubarão (1976). A produção foi muito conturbada, fato que até George Lucas duvidava do sucesso do filme, contudo um roteiro simples com uma trama cativante foi o suficiente para inaugurar um marco no cinema e criar a maior franquia de todas.

Hoje a importância de Star Wars para o cinema é incalculável, gostaria de citar o documentário "Empire of Dreams: The Story of the Star Wars Trilogy", filme que conta a produção da trilogia clássica, dando bastante destaque no "A Nova Esperança".

Apesar de não considerar o melhor da saga, é o mais marcante principalmente por nos apresentar o conceito da força e diversos personagens marcantes com Obi-Wan Kenobi, Han Solo e Darth Vader. A trama segue perfeitamente a famosa  "jornada do herói", e o filme ainda possui como trunfo a trilha sonora inesquecível de John Williams considerada por mim a melhor de todas.

John Williams é um capítulo a parte quando se trata de Star Wars, hoje é impossível imaginar essa "Space Opera" sem o compositor, mas ainda na produção do filme, George Lucas cogitou usar músicas clássicas como plano de fundo (semelhante a que Kubrick fez em "2001"), o que impediria o nascimento de alguns dos maiores temas da histórias do cinema.

Minha Nota: 9/10
IMDb:8,7/10
Rotten Tomatoes:93% criticos
                             96% público





Cena Marcante:
A famosa cena do "binary sunset" (por dos sois duplo),apesar de simples, a trilha sonora de John Williams a torna grandiosa. É uma das cenas mais famosas do cinema,e muito inspiradora para os fãs da saga.

Ainda gostaria de citar a batalha final em Yavin, que mesmo após 40 anos, continua sendo uma batalha muito empolgante.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram