Blade Runner, O Caçador de Andróides

Blade Runner, O Caçador de Andróides, é um filme de ficção científica e distopia noir, dirigido por Ridley Scott, com roteiro de Hampton Fancher e David Webb Peoples, baseado em um conto de Philip K.Dick, e estrelado por Harrison Ford, Rutger Hauer e Sean Young.

A história se passa em Los Angeles em 2019, que com o crescimento da civilização basicamente acabou com a natureza, transformando tudo em uma grande metrópole, Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, policiais  especializados  em caçar replicantes ("humanos criados em laboratórios), ele é contratado para encontrar um grupo de replicantes que se rebelou e fugiram para a Terra, uma das características dos replicantes é que apesar de serem cópias perfeitas dos humanos, eles possuem data de validade, para identifica-los os Blade Runner usam o "Teste Voight-Kampff", no filme Deckard realiza esse teste em Rachael (Sean Young), que é um novo modelo, com a data de validade desconhecida, Roy Batty, é o líder dos replicantes que veio a Terra a procura de seu criador para conseguir mais vida.

Blade Runner é um filme que quando saiu não teve boa recepção tanto dá critica quanto do público, mas com o passar do tempo ganhou status de cult, principalmente após o lançamento da "Versão do diretor" que melhorou muito o filme.



Em Blade Runner temos um contra ponto aos filmes normais, já que somos apresentados a um vilão que não é apenas um ser maligno,e sim um que apenas busca mais vida, já Deckard que é o protagonista não aparenta ser justo,principalmente por atuar de maneira discreta e sem emoção aparente, algo que vai mudando conforme seu relacionamento com Rachael.

A trilha sonora composta por Vangelis é um marco, e vale sempre a pena ser escutado. A fotografia escura e azulada remete aos clássicos filmes de detetives noir, e é um ponto positivo dessa obra de arte.

Minha Nota:10/10
IMDb:8,2/10
Rotten Tomatoes:89% críticos
                             91% publico


Cena Marcante;
O monólogo feito por Roy Batty no final do filme, quando ele já não tinha mais esperança de aumentar seu tempo de vida, essa cena que foi um improviso do Rutger Hauer, e sempre vale a pena ser citado:

"Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva... Hora de morrer."

Nesse momento Deckard estava lutando pela sua vida, e foi salvo por Roy Batty, após ouvir seu discurso, o Blade Runner percebe que o replicante dá valor a vida.

Vitor Tonetto

2 comentários:

  1. Embora a crítica não a receba de uma maneira boa, o tempo fez justiça e a transformou em uma história do cinema de culto. O novo filme blade runner foi um dos mehores filmes de ficção científica que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. No elenco vemos Ryan Gosling e Harrison Ford, dois dos atores mais reconhecidos de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Blade Runner é um dos meus filmes favoritos, realmente ele se tornou um clássico com o tempo

    ResponderExcluir

Instagram