Drive

Drive, filme de 2011, dirigido por Nicolas Winding Refn, roteiro de Hossein Amini, baseado no livro de mesmo nome de James Sallis, estrelando Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac e Roy Perlman.

O filme conta a história de Driver (ou "O Motorista"), que de dia trabalha como duble de Hollywood e mecânico de uma oficina, e a noite é um soturno motorista, que trabalha ajudando bandidos e mafiosos sendo piloto de fuga, até que um dia ele entra em contato com Irene, vizinha , com a qual ele sempre se encontra no elevador de seu prédio, quando o carro dela necessita de concerto, eles acabam se aproximando, ela tem um filho Benicio (Kaden Leos) e é casada com Standard Gabriel (Oscar Isaac) que está preso. A família está em dívida com criminosos, assim Driver tem que salva-los, tomando uma decisão que coloca sua vida em risco.

Drive, é uma releitura da história do "Homem sem Nome", que ficou famosa com os filmes de western de Clint Eastwood, como "Por um Punhado de Dólares" e "Três Homens em Conflito". Mas também pode ser considerado como um filme de herói, já que Drive, tem sua identidade secreta como duble e mecânico, mas seu "verdadeiro eu" é o "Escorpião" (jaqueta que ele sempre está nas cenas de ação), sendo o elevador o momento em que ele troca de identidade.

O filme é repleto de simbologias, e para quem gosta de prestar atenção em tudo deixa ele melhor, e ainda possui uma estética chamada de neo-noir, utilizando diversos elementos adaptados dos filmes noir.

Ryan Gosling, apesar de manter sua constante face de tédio, combina perfeitamente com o personagem, realizando excelentes sequencias de ações, sendo o ator com mais destaque no filme.

Drive foi muito elogiado no Festival de Cannes de 2011, inclusive, o diretor Nicolas Winding Refn ganhou o premio de Melhor Diretor na cerimonia.

Gostaria de citar a trilha sonora do filme, que começa com a ótima música "Nightcall" do DJ francês Kavinsky, que inclusive conta com a participação da brasileira Lovefoxxx.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 7,8/10
Rotten Tomatoes: 92% críticos
                               78% publico


Cena Marcante:
A famosa cena de luta do elevador, em que Driver afasta Irene e começa a espancar o cara que está tentando ataca-los, como já havia citado as simbologias, o filme tem 4 cenas em que Driver e Irene se encontram no elevador, sendo essa da luta, a única em que ele está descendo, simbolizando o seu desvio do tranquilo mecânico e duble, e indo mais para o lado do "escorpião".

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram