A Felicidade Não Se Compra

A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life), filme de 1946, dirigido por Frank Capra, que escreveu o roteiro com Frances Goodrich e Albert Hackett, história de Philip Van Doren Stern, estrelando James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Beulah Bondi, Henry Travers e Samuel S. Hinds.

O filme conta a história de George Bailey (James Stewart), um homem que está indo até uma ponte para se matar, porém um anjo sem asas foi mandado para salva-lo, acompanhamos a vida de George desde a infância, e descobrimos que sempre ele sempre colocou a felicidade dos outros frente a sua, como deixando de ir a faculdade para ficar no lugar de seu falecido pais nos negócios da família, preferindo não lucrar na venda de casas para ajudar as pessoas da cidade, entre outras situações. Porém um dia seu tio Billy (Thomas Mitchell) acaba perdendo o dinheiro que deveria ser depositado no banco, colocando o nome de George em risco, que precisa recorrer ao seu antigo inimigo  Sr. Potter (Lionel Barrymore), que havia achado o dinheiro perdido, mas preferiu enganar George. Toda essa situação faz com que George vá até a ponte com pensando em suicídio, porem, o anjo Clarence (Henry Travers) decide mostrar como seria o mundo se ele nunca tivesse nascido.

A Felicidade Não Se Compra, é um clássico atemporal do cinema, servindo de influencia para outras diversas obras que vieram depois, sendo inclusive considerado o melhor filme de natal já feito, e ao lado de "Um Conto de Natal" de Charles Dickens como os filmes que mais serviram de inspiração para os "holiday specials" que quase todos os seriados americanos possuem.

James Stewart é o destaque por sua atuação como George Bailey, fazendo um personagem que faz de tudo para alegrar os outros, mas que está triste consigo e mesmo, e por nunca ter conquistado um sucesso financeiro.


O filme ainda tem uma marcante trilha sonora, tanto original, quanto de temas clássicos da época natalina, a trilha sonora original foi composta por Dimitri Tiomkin.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,6/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                             95% publico
Cena Marcante:
A sequência final do filme, após Clarence mostrar como seria o mundo se George nunca tivesse nascido, ele se arrepende de pensar em suicídio, voltando para casa sem saber como resolver seu problema, ele encontra lá diversos amigos que anteriormente receberam a ajuda de George, o que dão, um pouco de dinheiro para ajuda-lo a recuperar o que foi perdido, nesse momento ele percebe que "ninguém é um fracasso se tem amigos".










Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram