A Vida de Brian

A Vida de Brian (Monty Python's Life of Brian), filme de 1979, dirigido por Terry Jones, que escreveu o roteiro junto com os demais membros do grupo (que faziam o clássico Monty Python's Flying Circus), estrelando Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Terry Jones, Eric Idle e Michael Palin.

O filme conta a história de Brian (Graham Chapman), que nasceu ao lado da manjedoura de Jesus, sendo confundido com ele pelos reis magos, ao crescer ele vive uma vive paralela com cristo, pois ao se envolver com grupos de extremistas contra os romanos, ele acaba sendo capturado por Pôncio Pilatos (Michael Palin), e para fugir se disfarça de messias, e discursa ao lado de um grupo que também se dizem messias, porém Brian ao perceber que não estava mais sendo perseguido, ele para seu discurso no meio, chamando a atenção das demais pessoas, que acreditam que ele seja o verdadeiro messias, e começam a segui-lo mesmo com
 Brian pedindo para que não façam isso, diversas coincidências ajudam a reforçar a imagem de que Brian seja o verdadeiro messias, o que o leva até a crucificação.

A Vida de Brian foi o segundo filme do grupo de comédia mais famoso da história, sendo esse o mais polemico entre eles, pois se envolve diretamente com uma religião, entretanto em que nenhum momento fala mal de Cristo ou do cristianismo.

As situações vividas por Brian são uma grande crítica a loucura que a religião cria e aos seguidores que não pensam em suas atitudes por si próprios, sendo apenas ovelhas.


Assim como no outro clássico do grupo "Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado", eles realizam ao máximo do humor non sense, inclusive em situações muito bizarras (além do limite), o filme introduziu alguns momentos que se tornaram clássicos do cinema, como toda a sequência final e o momento em que Brian é abduzido (talvez o momento mais non sense de todo filme).

Apesar do tema polêmico (que inclusive levou o filme a ser proibido em alguns países), "A Vida de Brian" é um clássico e um dos melhores filmes de comédias já feitos.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                             93% publico
Cena Marcante:
Como já falado anteriormente, a sequência final, que talvez seja o momento mais famoso do filme. Após Brian ser levado a crucificação ("primeira porta a direita"), ele não consegue escapar mesmo com a ajuda do "Esquadrão Suicida" (o verdadeiro), Brian tem que aceitar seu destino, porém uma pessoa ao seu lado (também sendo crucificado) pede para que ele olhe sempre para o lado bom da vida, iniciando assim a canção "Always Look on the Bright Side of Life", música que o filme eternizou.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram