Gangues de Nova York

Gangues de Nova York (Gangs of New York), filme de 2002, dirigido por Martin Scorsese, roteiro d Jay Cocks, Steve Zaillian e Kenneth Lonegran, estrelando Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis, Cameron Diaz, John C. Reilly e Liam Neeson.

A história se passa em Nova York (no bairro de Five Points), em um período de 16 anos, começando em 1846. O filme conta a história do jovem Amsterdam Vallon (Leonardo DiCaprio), cujo ainda criança assistiu seu pai, o Pastor Vallon (Liam Neeson) ser assassinado por Bill Cutting (Daniel Day-Lewis), também conhecido como "O Açogueiro", em uma briga entre os americanos e os imigrantes irlandeses. Após a morte de seu pai, Amsterdam foge e só retorna a Nova York já adulto, com o objetivo de vingar a morte de seu pai. Ele se infiltra em uma das gangues para ganhar o respeito do "açougueiro", e nesse tempo conhece Jenny Everdeane (Cameron Diaz), pela a qual se apaixona, toda a história vai culminar em um novo grande confronto entre os irlandeses e os americanos.

Gangues de Nova York, é mais um filme do renomado diretor  Martin Scorsese, e que conta como a cidade de Nova York (uma das maiores paixões do diretor) foi formada. Scorsese soube com criar a ambientação que assam a impressão de que você está realmente em Nova York no século XIX. O diretor foi indicado ao Oscar de Melhor Direção, mas acabou perdendo para Roman Polanski, por "O Pianista".

Daniel Day-Lewis é o claro destaque do filme por sua atuação com "O Açougueiro", sendo ameaçador e divertido, a atuação de Day-Lewis o fez ser indicado ao Oscar de Melhor Ator, mas perdeu para Adrien Brody que atou em "O Pianista".

O filme é o responsável por dar inicio a parceria entre Scorsese e Leonardo Di Caprio, apesar de que em "Gangues de Nova York" a atuação de DiCaprio é bem mais fraca em comparação a de outros filmes juntos com o diretor como "Lobo de Wall Street".

A direção de arte feita por Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo é outro ponto forte do filme, ajudando a dar verossimilhança ao o que acontece em tela.

A trilha sonora do loga é composta por Howard Shore, que também é responsavel pela trilha de "Senhor dos Anéis". Assim como no filme de fantasia, Shore usa a música para ajudar a compor a ambientação da Nova York no século XIX.

Minha Nota: 8,5/10
IMDB: 7,5/10
Rotten Tomatoes: 75% críticos
                               81% publico
Cena Marcante:
A abertura do filme, aonde vemos o confronto do Pastor Vallon contra Bill Cutting. Toda sequência é muito bem feita e também a mais famosa do filme. A trilha de Howard Shore, ajudou muito para compor a ambientação, com instrumentos utilizados na época em que o filme ocorre

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram