Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi

Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi (Episode VII - The Last Jedi), filme de 2017, escrito e dirigido por Rian Johnson, baseado no universo e personagens criados por George Lucas, estrelando Mark Hamill, Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Gwendoline Christie, Kelly Marie Tran e Carrie Fisher.

O filme se passa após os eventos de "O Despertar da Força", Rey (Daisy Ridley), foi ao encontro de Luke Skywalker (Mark Hamill), o último Jedi, na esperança de traze-lo de volta a rebelião, e ainda receber seu treinamento como jedi, ao mesmo tempo, Kylo Ren (Adam Driver) após o seu fracasso em capturar a jovem, perde a confiança com o Supremo Líder Snoke (Andy Serkis), dando inicio a uma grande missão para recupera-la. Enquanto Jedi e Sith duelam pelo equilíbrio da força, a "Primeira Ordem", liderados pelo General Hux (Domhnall Gleeson), massacram a resistência (que voltaram a ser rebeldes), Finn (John Boyega) ao lado de Rose (Kelly Marie Tran) começam uma missão para se infiltrarem dentro da Primeira Ordem conseguir com que os poucos rebeldes restantes fujam.

Os Últimos Jedi é o oitavo filme da saga principal de Star Wars, e o segundo da nova trilogia que começou após a compra da Lucas Films pela Disney. O filme trás de volta clássicos personagens, mas expandindo ainda mais o universo apresentado no episódio VII, colocando os novos personagens para lidarem com seus problemas sem a ajuda dos experientes da "trilogia clássica".

Rian Johnson realiza uma boa direção, muito na direção dos atores quanto também em lindos em enquadramentos que vão dar belos wallpapers, substituindo muito bem J.J. Abrams. Ele também escreveu o roteiro e dessa vez o filme utiliza alguns elementos dos filmes clássicos mas não copia totalmente a estrutura de roteiro, como foi feito no "Episódio VII".

Dos novos atores, mais uma vez o destaque é John Boyega como Finn, conseguindo mostrar um amadurecimento no personagem, e cada vez mais achando seu lugar no meio de toda essa briga. Daisy Ridley e Adam Driver assim como Boyega mostram um grande amadurecimento, porém como são personagens como um drama maior por trás acabando ficando escondido por baixo de todo mistério que os rodeiam.

Mark Hamill é talvez o melhor ator do filme, conseguindo mostrar o peso de suas decisões do passado. Esse foi o último filme com a presença de Carrie Fisher com Leia Organa (no próximo filme ela será recriada com a ajuda de computação gráfica), deixando assim sua presença emocionante e nostálgica.

Todo argumento do filme é baseado na relação entre experiencia e juventude, e também sobre aprender sobre os seus erros, esse é um arco muito bem estabelecido entre Luke e Poe Dameron (Oscar Isaac).


John Williams volta na trilha sonora, voltando a usar temas clássicos (os momentos em que tocam o tema da Princesa Leia e do Mestre Yoda são os mais emocionantes), expande os temas usados no novo filme (como a "Marcha da Resistência" que é muito bonita) e trouxe alguns novos (destaque para o tema de Finn e Rose que fica na cabeça durante o filme).

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,2/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                             (Ainda sem nota de público)

Cena Marcante: (SPOILERS)
A cena em que o fantasma do Mestre Yoda aparece para mais uma vez ensinar Luke. Yoda ao lado de Darth Vader é o personagem mais marcante de toda saga, e voltar a vê-lo, seguindo os trejeitos criados por Frank Oz para "O Império Contra Ataca" muito emocionante, a trilha de John Williams engrandece ainda mais o momento. Nessa sequência, Yoda dá mais uma de suas lições com a frase "o fracasso é o maior dos professores".

Vitor Tonetto

Um comentário:

  1. Oí Vitor, eu amei o seu artigo. Eu amei essa sequela! Para mim a melhor filme da franquia de Star Wars é este . Desfrutei muito pelo bom enredo e narrativa. Acho que a história nos surpreende. Além o elenco é incrivel! É um dos filmes com Laura Dern que eu mais gostei até agora. Fez um bom trabalho no papel. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus trabalhos atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador como eu li na resenha do conto. Sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinária. Recomendo! A verdade vale a pena. Eu acho que vai gostar também.

    ResponderExcluir

Instagram