Pelé: O Nascimento da Lenda

Pelé: O Nascimento da Lenda (Pelé: Birth of a Legend), filme de 2016, dirigido e roteirizado por Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist, estrelando Kevin de Paula, Seu Jorge, Vincent D'Onofrio, André Matos, Mariana Nunes, Felipe Simas, Rodrigo Santoro e Leonardo Lima Carvalho.

O filme conta a vida do jovem Edson Arantes do Nascimento, o hoje lendário Pelé, que quando criança ainda chamado de Dico (Kevin de Paula), sofreu preconceito por sua cor de pele e pela sua origem pobre, porém com seu talento formidável com a bola nos pés, seu futebol, o levou até as categorias de base do Santos, com a qual ele teve problema ao se adaptar no inicio, pois o time estava tentando seguir as táticas do clubes europeus, porém em um jogo, ele toma para si a responsabilidade de virar a partida, e usando a chamada "ginga" ele faz 4 gols na partida. Com seu talento Pelé vai conquistando seu espaço no clube de maneira meteórica, até que recebe a convocação para a Copa do Mundo de 1958 mesmo com 16, agora ele tem a chance de provar seu valor, e recuperar a autoestima de toda nação perdida após a derrota em 50.

Pelé: O Nascimento da Lenda é uma produção norte americana, usando brasileiros na maior parte do elenco, como o famoso cantor Seu Jorge que no filme é Dondinho, o pai de Pelé.

O filme possui uma boa produção levando em conta o baixo orçamento do filme, com estádios similares ao da época e lindos uniformes que realmente impressionam quem conhece o material esportivo da época em que o filme se passa.

Porém a história de Jeff e Michale Zimbalist possuem um grande problema, na minha visão o filme é bastante preconceituoso quando ao povo brasileiro, já que o filme usa a todo o momento o estereotipo de que tudo no Brasil é movido pelo futebol, além de que como fã do esporte o filme tem um grande problema, Dico não consegue jogar seguindo as táticas dos treinadores, erra todos os passes e chutes, mas quando usa a chamada "ginga" ele vira o maior craque de todos, as sequencias em que isso ocorrem ficam bastante forçadas.


Gostaria de destacar as atuações de Kevin de Paula e Vincent D'Onofrio, um o brasileiro por ser um ator iniciante, ainda mais em um filme de língua estrangeira foi muito bem no filme, apesar de não ser um grande ator ele não atrapalha, já o D'Onofrio que já é um tanto que consagrado, faz mais uma vez um bom papel como Feola, o treinador da seleção, que no começo repreende Pelé de jogar da sua maneira.

Apesar de o filme ter mais problemas que pontos positivos, ainda acho que vale a pena assistir ao filme, principalmente para ver a visão de fora do país de um dos maiores ícones do nosso país, que apesar de não ser muito fã da pessoa, reconheço que foi muito importante para a história do esporte.

Minha Nota: 6,0/10
IMDb: 7,3/10
Rotten Tomatoes: 25% críticos
                             68% publico
Cena Marcante:
A sequência em que Pelé conversa com Mazzola (Diego Boneta), que a principio era o titular do time, mas que por uma lesão abriu a vaga para Pelé ser titular da seleção. Dico vinha jogando mal toda Copa, porém essa conversa trouxe motivação para que ele se superasse e mostrasse que a irreverência do futebol brasileiro pudesse conquistar a copa.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram