Cidade de Deus

Cidade de Deus, filme Brasileiro lançado em 2002, dirigido por Fernando Meirelles, roteiro de Bráulio Mantovani, baseado no livro de mesmo nome de Paulo Lins e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Seu Jorge, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Alice Braga, Douglas Silva e Matheus Nachtergaele.

A trama é narrada por Buscapé (Alexandre Rodrigues) um morador da favela "Cidade de Deus", localizada no Rio de Janeiro. Buscapé conta a história de da comunidade, ao mesmo tempo em que acompanhamos seu crescimento, a favela sempre teve inúmeros focos de crime organizado, desde o "trio ternura" em um período mais simples, até o surgimento de  Zé Pequeno (Alexandre Rodrigues), antes chamado de Dadinho (Douglas Silva) que tem o sonho de ser o dono da Cidade de Deus, e usa a força para chegar a esse posto, porém em meio a toda essa violência, surge um símbolo de esperança, Mané Galinha (Seu Jorge) que por motivos pessoais decide desafiar Zé Pequeno.

A favela é como um personagem a parte, já que acompanhamos sua evolução durante toda trama. O filme também retrata as história de dois jovens que nasceram no mesmo local e acabaram seguindo caminhos totalmente diferentes.

Fernando Meirelles fez na minha opinião sua obra prima com "Cidade de Deus", um filme com uma direção impecável  foi reconhecida internacionalmente, inclusive Meirelles foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme.

A edição de Daniel Rezende (que também trabalhou em "Tropa de Elite" e agora dirigiu "Bingo - O Rei das Manhãs") é o mais sensacional de todo o filme, a edição de "Cidade de Deus é um grande marco para o cinema, principalmente em determinadas cenas que são estudada até hoje. Na minha opinião foi um erro o filme ter perdido o Oscar nessa categoria.

Uma filme com diversos momentos que ficaram eternizados na cultura popular do Brasil ,e é considerado por mim o melhor filme do cinema brasileiro.

A trilha sonora é um ponto muito marcante do filme, diversas músicas já conhecidas estão presentes no filme, como "Metarmofose Ambulante" do Raul Seixas, "Preciso me Encontrar" do Cartola e "No Caminho do Bem" do Tim Maia, mas que se tornaram parte do filme, para mim é impossível ouvir essas músicas sem lembrar de Cidade de Deus.

Cidade de Deus é um filme que mesmo com muitos anos após o seu lançamento, ele continua atual, o filme parece não ter datado nada, mesmo agora com 16 anos após o seu lançamento ainda da para se ver o filme, nem mesmo o ritmo se perdeu

Minha nota:10/10
IMDb:8,7/10
Rotten Tomatoes:90% críticos
                            97% público

Resultado de imagem para cidade de deus

Cena Marcante:
A famosa cena em que Zé Pequeno pega dois garotos da "Caixa Baixa" e pede para eles escolherem se querem tiro na mão ou no pé,ambos escolhem a mão, mas ele dá os tiros nos pés dos meninos,e ainda pede pra que o jovem "File com fritas" mate um deles para dar uma lição e que ele se torne um homem.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram