O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão (The Godfather), lançado em 1972, dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no livro escrito por Mario Puzo (que ajudou a escrever o roteiro), estrelado por Marlon Brando e Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Talia Shire e Diane Keaton.

O filme conta a história de uma família americana que é líder de uma das grandes mafias de Nova York, Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe da mafia, mas sempre atua para o bem de seus filhos, Santino ou Sonny Corleone (James Caan) é o filho mais velho de Vito, mas ao contrario de seu pai ele atua mais na base da emoção do que pela logica, o que faz seu pai questionar se ele deve herdar seu posto. Por outro lado, Michael Corleone (Al Pacino) é contra os "negócios" da família, mas as situações vividas o faz tornar o membro importante dela.

Francis Ford Coppola fez um clássico atemporal, que muitos consideram o melhor filme já feito, Coppola teve coragem de fazer um filme sobre um tema bastante sensível, cujo diversos diretores renomadas na época recusaram.

Marlon Brando entregou uma atuação irretocável, que mesmo com pouco tempo de tela se tornou um ícone, tanto que o rendeu o Oscar de melhor ator, Marlon Brando soube como criar o personagem, inclusindo improvisando em diversos momentos.

Al Pacino é um dos grandes destaques do filme, atuando como Michael Corleone, sendo esse seu primeiro papel de destaque, Al Pacino já mostra de cara seu talento como ator, Michael que é o personagem mais complexo do filme, tendo todo um grande arco pela sua mudança.

Poderoso Chefão é um clássico, e um filme perfeito na minha opinião, mesmo após mais de 40 anos de seu lançamento continua um grande filme.

A trilha sonora composta por Nino Rota é um outro grande marco do filme, com o tema principal e principalmente o "Love Theme" (que possui a versão cantada "Speak Softly Love"), que são icônicos.

O filme é multipremiado, foi indicado a 11 óscares (3 de melhor ator coadjuvante) e ganhou 3, Melhor Filme, Melhor Ator (já citado) e Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e F.Ford Coppola).

Minha Nota:10/10
IMDb:9,2/10
Rotten Tomatoes;99% críticos
                            98% publico

   Resultado de imagem para poderoso chefão

Cena Marcante:
O filme possui diversas cenas que são referenciadas em outras mídias,mas a cena que acho a mais marcante é a cena onde Tom Hagen (Robert Duvall), vai até o diretor de cinema para conseguir o papel para Johnny Fontane em seu novo filme de guerra, mas por motivos pessoais o diretor recusa, mas Hagen foi até ele para fazer a oferta irrecusável, assim no outro dia ao acordar, o diretor encontra a cabeça de seu cavalo campeão em sua cama (sim a cena foi gravada com uma cabeça de verdade), essa fica ainda mais tensa devido a trilha sonora composta por Nino Rota

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram