Laranja Mecânica

Laranja Mecânica (A Clcokwork Orange), filme de 1971, filme dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, que também escreveu o roteiro, baseado no livro de Anthony Burgess, e estrelando Malcolm McDowell, Patrick Magee e Michael Bates.

Alex (Malcolm McDowell) é líder de uma gangue que ele chama de "drugues", ele tem tendências sociopatas, homicidas e que ama música clássica (principalmente Ludwig Van Beethoven), passa a noite causando crimes,agressões e estupros. Um dia ele invade uma mansão, mas é traído por seus drugues que chamam a policia, mas durante a invasão ele acaba matando a mulher que morava na casa. Assim Alex vai preso e condenado a 14 anos de prisão. Após 2 anos preso Alex se oferece para participar do "Tratamento Ludovico", uma terapia experimental que visa a reabilitação de criminosos, durante o tratamento Alex fica sempre drogado enquanto assiste vídeos de violências, que as drogas o deixam mal, mas ele percebe que as trilhas sonora é de Beethoven, e ele percebe que sempre ficará doente ao ouvir as música de Ludwig Van.Alex termina o tratamento e é liberto a sociedade.



O filme assim como o livro trata sobre o tema moralidade, depois do tratamento Alex se comporta como um bom membro da sociedade, mas não porque ele é bom e sim pela dor que o tratamento traz,é uma bondade involuntária, não existe livre-arbítrio.

 Laranja Mecânica é um filme bastante polêmico, sendo inclusive acusado de influenciar gangues a agirem da maneira de Alex (apenas suspeita nunca comprovado), para fugir da polêmica Kubrick proibiu o filme de ser exibido no Reino Unido, fazendo com que os Ingleses importassem Vhs do filme. No Brasil, o filme chegou a ser censurado durante o período de regime militar, tendo apenas exibições com cortes.

O filme de Kubrick é muito usado nas aulas de Direito, jornalismo e principalmente Psicologia.
Esse talvez seja o melhor filme de Kubrick,e nos trouxe a ultra violência, sem falar que o seu trailer foi inovador para época.

Existem diversas diferenças entre o livro e o filme, principalmente quanto a vestimenta da gangue de Alex, que é bem mais discreta no filme, e também quanto a história, que teve diversas alterações no final do filme em comparação ao livro. Apesar das diferenças, "Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick é um clássico atemporal do cinema, e que serviu de inspiração para outras diversas obras que saíram depois.

Minha Nota:10/10
IMDb:8,3/10
Rotten Tomatoes:90% críticos
                            93% publico


Cena Marcante:
A abertura do filme, onde vemos Alex olhando diretamente para a câmera,como se ele estivesse quebrado a quarta parede, ao som de Funeral of Queen Mary.

Também vale citar a sequencia onde Alex e seus drugues invadem uma casa e agridem um homem enquanto abusam de sua mulher na sua frente, tudo isso enquanto ele canta "Singing in the Rain",cena que foi um improviso do ator.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram