Psicose

Psicose (Psycho), filme de 1960, dirigido pelo "mestre do suspense" Alfred Hitchcock, adaptado do livro de Robert Bloch, roteiro de Joseph Stefano, e estrelado por Anthony Perkins, Janet Leigh e Vera Miles.

O filme conta a história de Marion Crane (Janet Leigh), uma secretária que roubou 40 mil dólares (na época valia quase 400 mil dólares ou mais) da imobiliária onde trabalha, ela foge de carro pela estrada por 2 dias (sendo que fez uma parada para trocar de carro), até que em uma noite chuvosa ela para no Bates Motel, onde é recepcionada por Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem que administra o motel de sua mãe no meio do nada, no meio da noite,quando Marion tomava banho, ela é assassinada por uma figura misteriosa.

Após a morte de Marion,o filme muda de foco para sua irmã, Lila Crane (Vera Miles), que começa a investigar o paradeiro de sua irmã até chegar ao misterioso motel, onde uma grande revelação os aguarda.

Hitchcock fez em Psicose talvez sua obra mais famosa do público geral, o filme conta com a melhor atuação da carreira de Anthony Perkins no papel de Norman, e tem uma trilha sonora composta por Bernard Herrmann.


O modo como o roteiro foi feito é surpreendente até hoje, já que a protagonista da trama morre com 45 minutos de filme, e dai se começa uma história totalmente diferente.


Minha Nota: 10/10
IMDb:8,5/10
Rotten Tomatoes:96% críticos
                            94% publico




Cena Marcante:
Não tem como não citar a famosa cena do chuveiro, onde ocorre a morte de Marion, essa que talvez seja uma das sequencias mais conhecidas de todas, e tem uma das trilha sonoras mais plagiadas por outros filmes de sucesso.

Também devo lembrar da revelação final do filme, onde descobrimos que Nora Bates a mãe de Norman estava morta o tempo todo e era ele que cometia os crimes, fantasiado de sua mãe, que já era parte de sua consciência.


Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram