Coração Valente

Coração Valente (Braveheart), filme de 1995, dirigido por Mel Gibson, com roteiro de Randall Wallace, estrelado por Mel Gibson, Sophie Marceau, Patrick McGoohan e Angus Macfadyen.

O filme é baseado na vida de William Wallace (Mel Gibson), um guerreiro escocês que ainda criança viu seu pai morrer às mãos do exercito ingles, já adulto perdeu o amor de sua vida na mão de um nobre inglês, Wallace realiza a sua vingança e após isso começa a comandar um pequeno exercito de escoceses que lutam pela liberdade, mesmo após vencer algumas batalhas ele continua sem o apoio dos clãs de escoceses que no final acabam o traindo e colocando Wallace nas mãos do Rei Eduardo I (Patrick McGoohan).

O filme apesar de ser baseado na vida do guerreiro William Wallace, não segue fielmente  história e tem diversos erros quanto a realidade. Entretanto isso não causa problemas ao assistir o filme.

Coração Valente possui cenas de batalhas muito bem coreografadas e ótima sincronização, principalmente a Batalha de Stirling Bridge, apesar de não ter nenhuma ponte em cena.

Vale a pena citar a excelente trilha sonora de James Horner que deixam o filme muito emocionante.

Mel Gibson atua muito bem tanto na direção quanto na atuação, e ainda possui um dos melhores discursos do cinema.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb:8,4/10
Rotten Tomatoes: 78% críticos
                               85% publico


Cena Marcante:
 Gostaria de citar 2 cenas que são bastante marcantes, a primeira na Batalha de Stirling Bridge, onde a maioria dos escoceses não queriam lutar por estarem em menor número, mas Wallace realiza o seu famoso discurso:
 William Wallace: "Eu sou William Wallace! E eu vejo um exercito todo, feito de homens do meu país, aqui, desafiando a tirania. Vocês vieram para combater como homens livres e homens livres vocês são. O que é que vocês vão fazer com essa liberdade? Vão lutar?"
Soldado: "Contra aquilo? Não, nós vamos correr, e vamos viver."
William Wallace: "Sim, lutem e poderão morrer, fujam, e viverão...pelo menos por um tempo. E morram nas vossas camas, porque daqui a muitos anos, vocês estarão dispostos a trocar todos os dias da vossa vida por uma chance, apenas uma chance para voltar aqui e dizer aos nossos inimigos que eles poderão tirar-nos a vida, mas nunca nos tiraram a nossa LIBERDADE!"

O outro momento marcante é já no final do filme, Wallace é capturado pelo exercito inglês, e começa a ser torturado para que implore por misericordia, mas em nenhum momento ele o faz, até que já proximo da morte, ele grita: "LIBERDADE!!!", em um dos momentos mais emocionantes do cinema.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram