O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring), filme de 2001, dirigido por Peter Jackson, que escreveu o roteiro junto com Fran Walsh e Philippa Boyens, baseado no livro de J.R.R. Tolkien, estrelado por Elijah Wood, Ian McKellen, Orlando Bloom e Viggo Mortensen.

O filme se passa na "Terra Média" (local ficticio criado por Tolkien), e conta a história do Senhor da Escuridão, Sauron, que forjou o "Um Anel" para conquistar a Terra Média,porém ao ser derrotado, o anel se perdeu, até que Bilbo Bolseiro (Ian Holm) o recuperou na caverna de Gollum (Andy Serkis), Bilbo escondeu a existencia desse anel até que em seu aniversário de 111 anos, o mago Gandalf, o cinza (Ian McKellen) o reconhece e entrga até Frodo Bolseiro (Eijah Wood), que deve destruir o anel o jogando na Montanha da Perdição, local onde foi forjado, em sua jornada ele tem a companhia dos hobitts Sam (Sean Astin), Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd), em seguida eles fogem dos Nazgul que pretendem recuperar o anel para Sauron, mas são salvos por Passolargo, que depois descobrimos ser Aragorn (Viggo Mortensen), assim eles partem em companhia da "Sociedade do Anel" (formada pelos Hobitts Frodo, Sam, Merry, Pippin, o anão Gimli, o elfo Legolas, os humanos Aragorn e Boromir e do mago Gandalf), com a missao de destruir o anel e vencer o Senhor da Escuridão.

O Senhor dos Anéis, sempre foi uma obra considerada impossível de ser filmada, antes da trilogia dirigida por Peter Jackson o máximo que tivemos foi um longa de animação de 1978 dirigido por Ralph Bakshi, que passa longe de ter a qualidade do filme.

Peter Jackson conseguiu criar um clássico instantâneo que foi muito aclamado tanto pela crítica quanto pelo público, apesar de sua longa duração e dos que não conheciam a obra original terem noção do que a trama se tratava (existem história de pessoas que criticaram o primeiro filme falando que ele não tinha final), vemos uma excelente ambientação que fica ainda melhor com a brilhante trilha sonora composta por Howard Shore.

O filme ainda conta com a incríveis atuações, destaco Ian McKellen no papel do mago Gandalf, que inclusive foi indicado ao Oscar, McKellen eternizou o personagem que já era clássico.

A adaptação conseguiu fazer um grande épico, que antes era considerado impossível de ser filmado, devido a maneira complexa em que J.R.R Tolkien descrivia a Terra Média em seu livro, além da longa história.

O filme é considerado por muitos o melhor da trilogia, mas eu prefiro o "Retorno do Rei" por ser mais épico, e menos parado que a "Sociedade" em que a história demora para avançar, principalmente após grande confronto contra o Balrog.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb:8,8/10
Rotten Tomatoes: 91% críticos
                               95% publico



Cena Marcante:
Não tem como não citar o encontro contra o demônio Balrog. Após enfrentar centenas de Orc's a sociedade estava cercada até que o demônio apareceu, durante a fuga Gandalf fica para trás para enfrenta-lo, nesse momento vemos a já clássica cena do "YOU SHALL NOT PASS", Gandalf acaba tendo que se sacrificar para que a sociedade conseguisse fugir e assim dar continuidade ao trabalho, após a morte do mago temos uma cena emocionante.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram