Os Bons Companheiros

Os Bons Companheiros (Goodfellas), filme de 1990, dirigido por Martin Scorsese que escreveu o roteiro junto com Nicholas Pileggi, escritor do livro Wiseguy, em que o filme se baseia, estrelando Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci.

O filme conta a história de Henry Hill (Ray Liotta), um gangster que desde criança quis essa profissão, o filme conta sua história desde seu inicio na mafia, até sua ascensão e queda no mundo do crime, ao lado de Jimmy Conway (Robert De Niro) e Tommy DeVitto (Joe Pesci), seus parceiros.

Martin Scorsese inovou no mundo do cinema ao fazer Os Bons Companheiros, utilizando um modelo episódico, onde acompanhamos os personagens com o passar do tempos, alternando pelas décadas, no principio com uma mafia clássica bem parecida com a do "Poderoso Chefão", até os anos 80, onde vemos os gangster se envolvendo em problemas com drogas, principalmente causados pela cocaína, Scorsese utiliza a música para mostrar a mudança do tempo, bem parecido com o que foi feito em Cidade de Deus.

O filme possui um atuação decente de Ray Liotta, e principalmente excelentes atuações de Robert De Niro e Joe Pesci ("I´m funny how, I mean, funny like I'm a clown?") que seguram o filme.

No longa assistimos diversos momentos que entraram para a história, e que foi referenciados em outras diversas mídias, como mais uma vez nos Simpsons que possui o episódio "Bart the Murderer" que é uma clara homenagem a "Os Bons Companheiros".

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,7/10
Rotten Tomatoes: 97% críticos
                               97% publico



Cena Marcante:
Henry leva sua namorada Karen (Lorraine Bracco) para um restaurante, nesse momento temos um clássica cena do cinema, onde Scorsese fez um plano-sequência onde acompanhamos eles entrando pela porta de trás do restaurante, evitando as filas e depois chegando lá dentro colocam uma mesa bem em frente será um show, tudo isso enquanto Henry distribui dinheiro para quem vai o ajudando.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram