A Lista de Schindler

A Lista de Schindler (Schindler's List), filme de 1993, dirigido por Steven Spielberg, roteiro de Steven Zaillian, baseado no livro Schindler's Ark's de Thomas Keneally, estrelando Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes.

O filme conta a história do empresário Oskar Schindler (Liam Neeson), que durante a relocação dos judeus em guetos em 1939, no caso na Cracóvia, ele teve a ideia de usar judeus como operarios em sua fabrica de panelas, ajudando com o esforço de guerra e lucrando pela mão de obra parada dos judeus, sendo que os operários não ganham nada e todo o salário vai para a SS, conforme a guerra vai avançando e se inicia a colocação do judeus em campos de concentração, Schindler decide construir seu próprio campo, para abriga-los, assim Amon Goth (Ralph Fiennes), tenente nazista, aparece para supervisionar o campo, sendo extremamente violento e com ações que afetam profundamente Schindler, já que ele já está bastante relacionado com seus operários, principalmente com o contador Itzhak Stern (Ben Kingsley), que é um bom amigo, já para o final da guerra, os judeus vão ser levados para Auschwist, onde irão para os campos de extermínios, assim ele decide gastar sua fortuna para salvar essas vidas. 

A Lista de Schindler, é um filme extremamente pesado e emocionante, pode ser considerado a obra prima de Steven Spielberg, mostrando que ele não é apenas um diretor de blockbusters como Tubarão e Indiana Jones, mas que sabe fazer um filme artístico como ninguém.

O filme trouxe com fidelidade Amon Goth, com a genial atuação de Ralph Fiennes, a melhor de sua carreira, existem boatos que sobreviventes do holocausto ficaram com medo e aversão do personagem em tela, pela terrível lembrança que ele trazia, principalmente por causa da atuação de Fiennes.

Em A Lista de Schindler ainda temos a trilha sonora composta por John Williams que emociona e traz o peso das ações que a humanidade causou a outros iguais.

Podemos de dizer que o filme é um "soco no estomago", não só emociona como dá uma aula do que o preconceito pode causar e dos horrores que não podem ser esquecidos para que não sejam mais feitos, apesar de que parece que muitos não aprenderam a lição.

Vale lembrar que o filme e quase todo em preto e branco, com apenas pequenos momentos a cores, como velas e uma menina com um casaco vermelho.

Minha Nota: 10/10
IMDb: 8,9/10
Rotten Tomatoes: 96% críticos
                               97% publico


Cena Marcante:
O momento em que as mulheres da fabrica de Schindler são levadas até Auschwist, elas tem o cabelo cortados e são designadas até o banho, Spielberg soube como construir o suspense, a ponto que quando percebemos que é realmente água que está saindo dos chuveiros continuamos tensos, pois sabemos o que era feito no local.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram