O Grande Ditador

O Grande Ditador (The Great Dictator), filme de 1940, dirigido, escrito e estrelado por Charlie Chaplin, também estrelado por Paulette Goddard, Jack Oakie e Reginald Gardiner.

O filme se inicia na Primeira Guerra Mundial, na época chamada apenas de "Grande Guerra", Charlie Chaplin é um cadete do exercito da Tomânia, ele salva a vida do soldado Schultz (Reginald Gardiner), porém o avião deles colidem com uma árvore, fazendo com que Chaplin perde a memoria, passando vinte anos no hospital, nesse período muitas mudanças acontecem, e Adenoid Hynkel (que também é interpretado por Chaplin) se torna o grande ditador da Tomânia, sendo um grande perseguidor de judeus. Após receber alta, mas ainda mantendo amnésia, Chaplin começa a trabalhar como barbeiro em um gueto, porém ele ainda não sabe da situação que os judeus passam, sendo surpreendido por um troca de choque, que quebram a janela de sua loja, durante esse período, ele conhece o amor de sua vida Hannah (Paulette Goddard), e reconcentra Schultz, agora comandante, que o ajuda a lidar com as tropas que não deixam a barbearia em paz.

O Grande Ditador, é uma grande sátira que ao momento em que o mundo passava, tentando passar uma mensagem de paz e união entre os povos, que estavam realizando absurdos. Adenoid Hynkel, é uma clara referencia a Adolf Hitler, além de perseguir os judeus e demais minorias, ele ainda possui o objetivo de dominar o mundo.

O filme ainda possui o personagem Benzino Napaloni (Jack Oakie), que representa Benito Mussolini, mas Napaloni sendo líder do paí fictício chamado de Bactéria.

O filme foi um grande sucesso de crítica em seu lançamento, possuindo uma grande bilheteria em seu lançamento, porém o filme foi proibido em diversos países, inclusive no Brasil, que era governado pelo Getúlio Vargas.

O famoso discurso final do filme, levou Chaplin a ser acusado de  comunista, sendo assim proibido de retornar nos EUA por anos.

Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,5/10
Rotten Tomatoes: 92% críticos
                               95% publico

Cena Marcante:
O filme possui duas grande cenas marcantes, a primeira é quando Adenoid Hynkel está brincando com o globo, que foi usada na abertura da novela "O Dono do Mundo".

Outra cena famosa é o discurso em que o barbeiro troca de lugar com o ditador, sendo levado até um palanque, onde vai realizar um discurso de vitória, nesse momento Chaplin aproveita para fazer um grande discurso sobre paz e os direitos humanos.Vou deixar o link do discurso completo, que por ser muito longo é melhor deixar o vídeo do que escreve-lo.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram