Akira

Akira, filme de animação japonesa, lançado em 1988, escrito e dirigido por Katsuhiro Ôtomo, que também é o criador do mangá em que o filme se baseia, o roteiro tem a participação de Izô Hashimoto, com as vozes de Mitsuo Iwata, Nozomu Sasaki, Mami Koyama e Tesshô Genda.

O filme se passa em 2019, mais precisamente em Neo Tokyo, cidade construida em cima da Tokio original, destruída na 3ª Guerra Mundial, e que agora se prepara para receber as Olimpiadas de 2020, entretanto, ela é um futuro distópico, onde gangues de motoqueiros controlam as ruas, Kaneda (Mitsuo Iwata), é o líder de uma gangue, que tem como membro seu melhor amigos Tetsuo (Nozomu Sasaki), que sofreu um acidente em uma perseguição contra a gangue dos "Palhaços". Assim Tetsuo foi pego como cobaia pelo governo para receber os poderes de Akira, que seria uma espécie de Messias da população de Neo Tokyo, entretanto Tetsuo acaba saindo do controle, agora super poderoso, ele quer ir atrás do Akira original, destruindo tudo a sua frente, Kaneda é o único que pode impedi-lo.


Akira é um marco da animação japonesa, sendo considerado uma de suas maiores obras, e também é um marco para os filmes cyber-punk, mostrando um futuro por mais que distópico, ainda possivel, com gangues e motos, mas que não fogem da realidade, tendo sua diferença, os super humanos, como Tetsuo e Akira.

Kaneda é o protagonista do filme, mas mesmo assim parece ser o mais fraco quando os seres poderosos dão as caras no filme, porém é tão bad-ass, que é o único que consegue desafiar Tetsuo, realizando grandes batalhas.

O filme serviu de inspiração para outros diversos animes e mangás que surgiram depois, como exemplo "Dragon Ball", que no inicio era uma grande aventura, mas depois de Akira se tornou uma história de ação entre seres super poderosos, inclusive Tetsuo lembra bastante o Vegeta.

Akira traz diversos conceitos que ficam como background da trama, como a teoria de o filme ser uma alusão a bomba atômica, um grande trauma do Japão, e também toda uma crítica a "loucura religiosa" de buscar um herói, crítica essa que está bem presente no filme.

Minha Nota: 9,0/10
IMDb: 8,1/10
Rotten Tomatoes: 87% críticos
                               90% publico
Cena Marcante:
A brilhante cena de abertura, em que acompanhamos a gangue de Kaneda em uma disputa contra os "Palhaços", toda a sequencia de ação é muito bem dirigida e animada, e fica ainda melhor com a trilha sonora. "Kaneda Theme" é uma excelente música, que passa toda ambientação do filme.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram