Apocalypse Now

Apocalypse Now, filme de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola, que escreveu o roteiro junto com John Milius, estrelando Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Laurence Fishburne, Frederic Forrest e Harrison Ford.

O filme conta a história do capitão do exercito dos EUA, Benjamin L. Willard (Martin Sheen), em 1969, durante a "Guerra do Vietnã, ele recebe a missão de encontrar o Coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), das Forças Especiais, para que possa mata-lo, já que ele enlouqueceu e agora tem sua própria tropa no Camboja, sendo considerado um semi deus. Na busca do Coronel ele se junta com uma Patrulha de Barcos da Marinha, no meio da busca eles se encontram com o Tenente-Coronel Bill Kilgore (Robert Duvall), que está liderando um ataque de helicópteros, que decide acompanha-los, pois fez uma amizade com o tripulante Lance B. Johnson (Sam Bottoms), pois ambos gostam de surfar, Kilgore mostra sua loucura quando ordena que surfem em meio a um ataque,  a tripulação continuam a busca enquanto vão ficando cada vez mais loucos com as condições e o ambiente vivido no Vietnã. 

Apocalypse Now, é um clássico dos filmes de guerras, e um dos mais icônicos sobre o Vietnã, ao lado de "Platoon", o filme é um sucesso de critica e também teve uma boa recepção do público, recebendo diversas indicações ao Oscar, ganhando nas categorias de "Melhor Fotografia" a Vittorio Storaro, e "Melhor Som".

Apesar de ser um sucesso, o filme teve diversos problemas na produção, desde atrasos das filmagens, gastar mais que o orçamento, até um ataque cardiaco sofrido por Martin Sheen, e Coppola ter sofrido um ataque de nervos, todos esses problemas na produção ajudaram a criar o ambiente louco e aterrorizante que permeia o filme, dando origem a parodia "Trovão Tropical" filme de 2008, que é uma sátira aos filmes de guerra, mas que usa muito dos bastidores do Apocalypse Now.

O filme possui a atuação de Marlon Brando como Kurtz, que chegou a produção muito acima do peso, e não decorando as falas, fazendo com que Coppola tivesse que se virar para que o personagem aparecesse bem em tela, mostrando apenas o rosto de Brando, e utilizando um outro ator para as cenas em que ele aparece de costa.

O filme possui uma excelente trilha sonora como "The End" da banda The Dorrs, e que criou momentos que ficaram eternizados no cinema.


Minha Nota: 9,5/10
IMDb: 8,5/10
Rotten Tomatoes: 98% críticos
                               94% publico

Cena Marcante:
A famosa cena do ataque dos helicópteros com a música clássica "A Cavalgadas das Valquírias" de Richard Vagner,  sequencia que sempre é usada para representar a gurra do Vietnã.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram