Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca

Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (Empire Strikes Back), lançado em 1980 é a continuação de "A Nova Esperança", dirigido por Irvin Kershner, dessa vez George Lucas ficou apenas na produção já que o roteiro é de Lawrence Kasdan, e é estrelado por Mark Hamill, Carie Fisher, Harrison Ford e Billy Dee Williams.

Seguindo após a destruição da estrela da morte, Darth Vader (voz de James Earl Jones) está atrás da aliança rebelde e principalmente de Luke Skywalker (Mark Hamill), que é poderoso com a força. Luke está no planeta de Hoth, e vê o massacre da aliança em uma das batalhas mais empolgantes da franquia. Ele recebe uma mensagem de Ben Kenobi (Alec Guiness), para ir até Dagobah para treinar com Yoda (Frank Oz). Ao mesmo tempo Han Solo (Harrison Ford), Leia (Carrie Fisher) e Chewbacca foge do império até Bespin, onde Han encontra seu velho amigo Lando (Billy Dee Willams).

O Império Contra-Ataca é o melhor filme da franquia e um dos melhores de todos os tempos, a saída de George Lucas da direção e a entrada de Kershner fez com que a atuação ficasse melhor, os efeitos do filme não dataram tanto como o primeiro, e principalmente a presença do Yoda, que apesar de ser um boneco tem um peso que marca o filme. Sem falar que esse é o filme onde Darth Vader ganha o destaque que o tornou o vilão que hoje é conhecido pela cultura pop.

O filme serviu de introdução para alguns personagens que se tornaram icones, com o já citado Yoda e Lando, além do caçador de recompensas Boba Fett (Jeremy Bulloch na versão original do filme) que apesar de não fazer quase nada no filme, recebeu um imenso destaque no universo estendido de Star Wars.


John Williams retorna na trilha sonora de maneira triunfal, criando temas fenomenais, como o do Mestre Yoda, que é um dos mais bonitos de toda franquia, a música do romance entre Han e a Princesa, mas de fato o mais famoso é a Marcha Imperial, que ao lado da música de abertura é o tema mais famoso de toda franquia, e se tornou a sombra de Darth Vader.


Minha nota:10/10
IMDb:8,8/10
Rotten Tomatoes: 94% críticos
                               97% publico


Cena Marcante:
A cena que simboliza a franquia, e que é um dos maiores plot twist de todos:

"- Obi Wan contou o aconteceu com seu pai?(Darth Vader)
  - Ele falou o suficiente,você o matou(Luke)
  - Não, eu sou seu pai!!!(Darth Vader)"

Essa cena que nem David Prowse, duble de corpo do Darth Vader sabia, George Lucas,Kershner e Kasdan só contaram para Mark Hamill (para que ele pode-se reagir) e para James Earl Jones (a voz do grande vilão).

Essa cena mudou os rumos da história,deixando de ser uma trama de vingança,para um luta de pai e filho, onde cada um quer a alma do outro.

Vitor Tonetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram